Primeira personagem latina da Disney

Observatório da Mídia  /   /  Por Equipe GEM

De uns anos pra cá, a Disney vem mostrando que está atenta às questões de representatividade em seus filmes. Em 2009, com “A Princesa e o Sapo”, o estúdio lançava a sua primeira princesa negra, Tiana. Três anos depois foi a vez de Merida, em “Valente”, personagem que não se submetia às normas que impelem as mulheres ao casamento. Já em “Frozen”, que estreou em 2013, o foco era em torno da amizade entre as irmãs Anna e Elsa, ao invés da fórmula batida onde um príncipe salva a princesa.

A bola da vez agora é a princesa Elena, a primeira latina criada pela Disney. No desenho animado “Elena de Avalor”, anunciado pelo canal Disney Channel no último dia 11, a heroína se torna a governante do reino de Avalor após derrotar um feiticeiro. Ou seja, ela também veio para quebrar estereótipos de gênero, que relegam à mulher a condição de frágil e incapaz de assumir posições de liderança.

Além disso, Elena será dublada por uma atriz dominicana, Aimee Carrero. Um filme com a princesa também já foi anunciado para o segundo semestre deste ano, e se chamará “Elena and the secret of Avalor”.

Relacionados

Como uma potência mundial não conseguiu eleger uma mulher e por quê ela foi a primeira a se...

Em outubro de 2010, a revista Superinteressante realizou uma pesquisa com o intuito de analisar...

Os meios de comunicação, em geral, sempre trabalharam em favor da reprodução de estereótipos de...

Deixe um comentário